Enviado por Lucca Moreira | 31 de Dezembro de 2024
A Friday Teasers também está no Spotify, Youtube e Amazon Music.
Tempo de Leitura: 7 minutos
Estamos chegando ao fim da 1º Temporada da Insight Espresso e de 2024 e antes do conteúdo eu gostaria de dizer algumas coisas…
Primeiramente, muito obrigado por estar comigo nessa jornada incrível que foi esse ano. Quando comecei, há 8 meses, tinha certeza de que queria ajudar pessoas, mas não fazia ideia do que essa vontade poderia se tornar.
Depois de #074 edições, estamos encerrando a primeira temporada da Insight Espresso com textos incríveis e outros nem tanto, mas com a certeza de que eles só vão melhorar.
Fico verdadeiramente feliz em saber que milhares de pessoas dedicam alguns minutos do seu dia para ler a Insight.
Acredito profundamente que nosso maior ativo é o tempo. Por isso, fazer parte desses 5 a 10 minutos da sua vida, duas vezes por semana, é algo que levo com muita seriedade. Continuar me provando para merecer esse valioso tempo é uma missão que me motiva todos os dias.
2025 será intenso, e infelizmente o Brasil provavelmente enfrentará desafios ainda maiores do que os de hoje. Exatamente por isso, precisamos ser mais fortes, desperdiçar menos tempo e lutar pelo nosso sucesso e segurança.
Um feliz ano novo e um ótimo 2025!!
Quinta passada, fui assaltado à mão armada saindo do trabalho. Era 1 hora da manhã e meu último dia na empresa, ou seja, estava carregando tudo de valor que tinha comigo…Em alguns minutos, não tinha mais nada.
Eu nunca tinha sido assaltado dessa forma, com uma arma na cara, e depois que tudo aconteceu, passei um bom tempo em casa refletindo.
Se o ladrão quisesse me matar, eu estaria morto, tudo por causa de uma sequência de fatores que me fizeram estar ali, naquela hora e lugar.
Da mesma forma, todos nós corremos riscos de morrer todos os dias ao sair de casa. No Brasil, riscos como o que passei são comuns, mas não são os únicos…
Na Europa, por outro lado, um terrorista louco pode explodir uma bomba em uma praça pública. Podemos também ser atropelados…
Simplesmente cair de forma errada ou…
Sofrer um acidente por causa de um outro indivíduo distraído.
Os riscos são inevitáveis, e para eles se tornarem um verdadeiro perigo, basta que uma sequência de fatores externos se alinhem.
Ou seja, a vida é breve, ela é arriscada, o que me fez perceber a importância de vivê-la intensamente.
Não temos tempo a perder. Precisamos viver bem agora, porque o agora é tudo que podemos ter.
Falar em intensidade pode ser perigoso, porque intensidade pode ser mal interpretada como “aproveitar ao máximo a vida”, o que é o contrário do que estou dizendo aqui.
Viver intensamente significa viver da forma que nascemos para viver… Com virtude, com coragem.
O agora é o momento perfeito para perseguirmos nossos sonhos, arriscarmos chamar aquela pessoa para sair, sermos educados, gentis, sinceros e boas pessoas.
Eu me mantive muito calmo na hora do assalto porque, depois de vários anos vivendo com um olhar ansioso para o futuro, onde tudo mudaria, eu estou bem.
Eu pensei, na hora: se eu tiver que morrer aqui e agora, se for esse o meu momento, vou morrer feliz.
Vou morrer na busca de ser uma pessoa melhor. Vou morrer tendo ajudado, com meus textos, milhares de pessoas, tendo finalmente arriscado seguir o meu caminho, tendo distribuído amor e gentileza para o mundo.
E, no final, isso é tudo que podemos pedir, tudo que podemos buscar, porque o incontrolável está sempre ao nosso redor.
É desconfortável pensar sobre a morte. Muitas pessoas preferem evitar ao máximo essa conversa, mas eu acredito que ignorá-la é o verdadeiro perigo.
Não temos todo o tempo do mundo e não fazemos ideia de qual será a nossa hora. Portanto, PRECISAMOS viver o presente com virtude, amor e gratidão.
As pessoas ao seu redor sabem o quanto você as ama? Você está fazendo algo para atingir o que realmente deseja na vida?
Arriscar não é fácil, mas faz parte do nosso dever e direito como seres humanos. E, para aproveitar esse direito, precisamos viver sob a incerteza, o que nos obriga a estar sempre evoluindo.
A filosofia estoica traz o termo memento mori (lembre-se de que é mortal) para mostrar que a vida é breve e inesperada. Assim como trazem a importância de uma virtude acima de todas as outras: a coragem.
Estou muito feliz em inaugurar o Desafio! Venho pensando nele há alguns meses e estar aqui escrevendo para você é legal demais!
Para te explicar do que se trata o Desafio: No More Excuses, preciso te perguntar:
Quantas vezes você já disse a si mesmo: É agora. ESTE é o ano. O ano em que você finalmente desbloqueia seu potencial. Cria hábitos melhores. Pensa com clareza. Vai para a academia. Vive a vida que sempre imaginou…
Mas então… a vida acontece. Mais um ano se passa. E, como diz a música: Aqui estamos nós, como sempre foi.
Não precisa ser assim. O Desafio: No More Excuses tem o objetivo de garantir que este ano SERÁ DIFERENTE.
Eu preparei uma apresentação onde vou compartilhar uma reflexão chave para o final do ano e explicar tudo de incrível que vamos ter no Desafio.
Clique no botão abaixo e assista à apresentação rápida. São apenas alguns minutos.
Para concluir, vou trazer uma reflexão de Sahil Bloom para avaliarmos se estamos vivendo com coragem e a melhor vida que conseguimos.
Isso é o máximo que podemos esperar, seja o que for para nós a “melhor vida”. O importante é não confundir “melhor vida” com viver no imediatismo, na preguiça e no mais fácil.
A pergunta que Sahil faz é:
Se você fosse o personagem principal do filme da sua vida, o que o público estaria gritando para você fazer agora?
Todos nós já passamos por isso: assistindo a um filme e o personagem principal está claramente se desviando do rumo. Começamos a sentir aquela vontade interna de gritar com ele:
“Não, não abra essa porta!”
“Dirija até o aeroporto, não a deixe ir embora!”
“Não se reprima, você consegue!”
A visão externa da situação do personagem principal proporciona um ponto de vista único — uma capacidade de ver a paisagem ao seu redor e o quadro geral.
Você é esse personagem principal — e seu público estaria gritando algo para você neste momento. O que é isso? O que eles estão gritando para você?
A perspectiva é tudo. Faça essa pergunta para se distanciar de sua situação e vê-la com os olhos de outra pessoa.
Lembre-se: sua vida, a minha vida, e a de todos ao nosso redor pode acabar assim…Em instantes.
Portanto, a coragem e a capacidade de estar desconfortável são quase uma receita para uma ótima vida, independente do que nos aguarda.
“Dormi e sonhei que a vida era alegria. Acordei e vi que a vida era serviço. Agi e vi que o serviço era alegria.”
— Rabindranath Tagore
Até a próxima,
Lucca Moreira,
Co-Founder Insight Espresso
PS: se você está gostando, se o conteúdo da Insight está te ajudando compartilhe com amigos, familiares, colegas.
Me ajuda muito e juntos conseguimos levar esse conteúdo de qualidade da Insight para todo o Brasil!!
É só copiar esse link aqui e enviar para a pessoa se inscrever:
https://insightespresso.com.
Muito obrigado!
Se inscreva agora gratuitamente com seu Email.