Enviado por Lucca Moreira | 07 de Janeiro de 2024
A Tuesday Reflections também está no Spotify, Youtube e Amazon Music.
Tempo de Leitura: 7 minutos
Uma reflexão poderosa sobre identidade proposta por James Clear;
A pirâmide de crenças do ser humano;
Uma frase sobre honrarmos quem somos, de Russell M. Nelson.
Estou escrevendo essa edição de madrugada, com uma insônia absurda. Desde a virada do ano, com a adição de alguns novos hábitos e exclusão de outros que já não me agregam muito, estou com muita dificuldade para dormir.
Nos últimos dias, fiquei rolando de um lado para o outro na cama. Nessa madrugada fiz diferente e decidi ser produtivo, então fui estudar.
Durante o estudo, estava relendo algumas anotações que fiz no início de 2024 e encontrei um processo incrível do James Clear e acredito ser o momento perfeito para colocá-lo em prática.
Na última sexta-feira, dedicamos a edição #075 da Insight para refletirmos sobre o passado, mais especificamente sobre o ano passado. Hoje, vamos dedicar a edição #076 para refletirmos sobre O PRESENTE.
James Clear propõe uma reflexão através de 5 perguntas que devemos fazer a nós mesmos e reforça que, quanto mais descritivos formos nas respostas, mais produtiva será a reflexão. As perguntas são as seguintes:
Quem eu sou hoje?
O que eu quero atingir esse ano?
Quem eu preciso me tornar para atingir o que quero esse ano?
Quem eu sou esse ano?
Qual é a minha identidade?
Refazendo este processo, percebi que o que é mais incrível é o fato dele dar muito mais foco ao SER do que ao QUERER.
Quem nós SOMOS é o que determina quase tudo nas nossas vidas. Ser é o nosso dia a dia, nossa essência, e, ao mesmo tempo, é algo que pensamos muito pouco sobre em nossas vidas…
Entender de verdade quem somos é muito mais importante para felicidade do que entender o que queremos…
Nossos desejos (querer) não são lineares e muitas das coisas que queremos em nossas vidas, podem até não acontecer… Ela é inesperada, imprevisível e para atingirmos 100% do que queremos dependemos de fatores externos que, por definição, estão fora do nosso controle.
Exatamente por este motivo entender o SER se faz necessário, ele deve ser nosso verdadeiro norte.
Voltando às perguntas propostas pelo James Clear, segue a minha resposta para a última delas:
“Sou uma pessoa que se importa em fazer o bem, independentemente da possibilidade de me gerar alguma tristeza.
Sou um líder que fala muito bem, mas ganha as pessoas no exemplo.
Sou um filho e irmão que se importa e sacrifica o seu conforto para deixar outras pessoas mais felizes.
Sou uma pessoa que, quando se apaixona, se entrega por inteiro ao amor, mesmo que se machuque demais.
Sou um atleta de alta performance que sacrificaria qualquer noite na balada para um exercício bem feito de manhã.”
Sinto que, apesar de não ter alcançado tudo que QUERIA em 2024, cheguei muito próximo de SER quem eu disse que seria, de agir de acordo com a identidade que me propus.
Essa é a força da identidade, do SER, e ela está longe de ser estática. Venho me aproximando dessa identidade que escrevi ali… Fiz coisas este ano que em outros anos seria impensável e tudo porque lá no início determinei como sendo parte da minha identidade.
Essa pergunta é o verdadeiro norte, ela deveria sempre guiar nossas vidas. Estou feliz em ter relido minhas respostas por causa disso, foi um achado que trouxe uma alegria enorme. Então, faça o exercício para o presente, mas o faça para o futuro também…
Você vai ficar surpreso com o poder de dar vida à sua identidade ideal e tenho forte convicção que no final do ano você vai olhar para o que escreveu e ver o tanto que você se aproximou dela.
O SER está na base da pirâmide de crenças, proposta pelo coach Paulo Vieira (clique aqui para adquirir um excelente livro do autor).
Segundo ele, tudo o que você tem na vida é baseado nesta pirâmide.
Na base da pirâmide, está quem você é. Aqui entram os atributos dos seres humanos, tais como a integridade, lealdade, honestidade. O que você é? É dedicado, amigo, trabalhador, amoroso, bom pai, boa mãe, um marido presente, uma esposa confiável, um filho atencioso?
Quem você é está na base de tudo, é o que realmente importa e o que vai fazer diferença na sua vida.
Logo acima, está o que você faz. O que você faz representa o curso que fez na faculdade, o concurso que prestou, o MBA que está no currículo. Ou seja, o que você faz corresponde à sua profissão.
Por fim, no topo da pirâmide, está o que você tem. O que você tem representa os bens acumulados ao longo da sua vida, tais como o carro que dirige, as roupas que usa, os acessórios que possui.
A pirâmide, da forma que está disposta, é o que todos deveriam perseguir. Ela representa uma vida completa e equilibrada.
O grande problema é que as pessoas têm invertido essa pirâmide de cabeça para baixo, fazendo com que a coisa mais importante de sua existência se resuma ao que elas possuem.
A grande preocupação na vida de muitos passou a ser a posse de carros de luxo, roupas de marca e mansões. Percebe-se um grande esforço não só em possuir bens materiais, mas também em ostentá-los.
Sabe o porquê desse empenho dos indivíduos em mostrar o que tem ao invés do que são? Porque são pessoas com crenças limitantes e com emoções desequilibradas, que deixaram de SENTIR!
Como não se veem como seres valorosos, capazes e importantes, se acham inadequadas e feias. Elas necessitam de atributos externos para compor suas identidades. Dessa forma, os bens materiais servem para compensar o valor que não possuem como seres humanos.
O maior problema disso é que a pirâmide invertida não fica em pé, não consegue se equilibrar. Mais cedo ou mais tarde, quem estiver com seus valores invertidos tende a cair. Dessa forma, querer ter muita coisa sem ser, poderá trazer felicidade momentânea.
Quem busca a felicidade duradoura, deve priorizar ser uma pessoa boa antes de qualquer outra coisa.
Busque este ano valorizar e transformar quem você É e, naturalmente, o que você FAZ e o que você TEM acompanharão essa mudança!
Além disso, preste muita atenção às histórias que você conta a si mesmo, porque elas criam a sua realidade.
“Sua vida será uma experiência abençoada e equilibrada se você primeiro honrar sua identidade e prioridade.”
Russell M. Nelson
Até a próxima,
Lucca Moreira,
Co-Founder Insight Espresso
PS: se você está gostando, se o conteúdo da Insight está te ajudando compartilhe com amigos, familiares, colegas.
Me ajuda muito e juntos conseguimos levar esse conteúdo de qualidade da Insight para todo o Brasil!!
É só copiar esse link aqui e enviar para a pessoa se inscrever:
https://insightespresso.com.
Muito obrigado!
Se inscreva agora gratuitamente com seu Email.