#001 Abraçando o caminho sem volta

Enviador por Lucca Moreira | 16 de abril de 2024

A Tuesday Reflections também está no Spotify. Para escutar é só  clicar aqui.

Por que abraçar um caminho sem volta pode ser a melhor decisão da sua vida

Tempo de Leitura: 5 minutos

O que vamos explorar hoje?

  • Um conselho de Tucker Carlson que ressoa alto em todas as áreas da vida.

  • A correlação incrível entre Performance e Estresse.

  • Como estar de costas para a parede pode ser exatamente o que precisamos para avançar.

O poder do comprometimento

Em uma conversa brilhante entre Lex Friedman e Tucker Carlson, Lex, no final, pediu que Tucker desse um conselho no qual ele acreditava profundamente para os jovens americanos. Tucker respondeu algo extremamente simples, mas que ficou ressoando na minha cabeça por muito tempo…

Ele disse: “Tenha filhos, não existe nada que faça uma pessoa acordar para a vida como ter filhos”.

O que eu entendi dessa simples frase ultrapassou, e muito, o ato literal de se tornar um pai; isso é aplicável a todos nós em qualquer situação. É uma mensagem que, no núcleo, mostra o poder de nos colocarmos em uma situação sem volta na vida — onde o único caminho é seguir em frente.

Isso é sobre comprometimento no nível mais intenso: fazer escolhas que nos forçam a evoluir, crescer, atingir nosso máximo potencial.

A verdade nua e crua

Ter filhos é a maior decisão de nossa vida, mas em conceito, é uma decisão que se assemelha a muitas outras em que nosso caminho se torna sem volta.

Essa ideia vale para muitas ocasiões que enfrentamos em nossa vida.

Pode ser sair de um trabalho estável para começar um negócio.

Mudar-se para um país novo sem expectativa de voltar.

Ou comprometer-se com uma jornada que demanda sucesso, porque falhar significaria perder tudo.

Por que funciona e como aplicar na sua vida

Esse salto metafórico nos coloca em uma situação em que as consequências são altas, ao mesmo tempo em que é o caminho de maior felicidade. É muito sobre o estado psicológico quando suas costas estão contra a parede; é ali que você se descobre como alguém capaz de coisas extraordinárias.

Inclusive, essa é uma teoria na qual acredito há muitos anos e que encontrei respaldada em vários estudos acadêmicos. Nosso nível ótimo de produtividade se encontra no pico de uma curva que analisa Estresse e Produtividade.

Imagem tirada do estudo “Stress and Productivity: Evidence of the Inverted U Function” de Wilke, Gmelch, Lovrich

https://www.jstor.org/stable/3379944

O que esse gráfico mostra? Que o estresse ajuda na performance e que existe um ponto ótimo dele que é muito benéfico. Por outro lado, estresse demais ou de menos começa a atrapalhar a performance. Portanto, depende de cada um de nós encontrar nosso nível ótimo.

É por isso que grandes executores, quando não encontram pressão, criam a sua própria.

Isso é o Kobe Bryant acordando às 3 horas da manhã para fazer o primeiro de cinco treinos em busca de ser o melhor jogador de basquete do mundo.

Isso é a Serena Williams falando para seu pai que está preparada para ir para torneios profissionais mesmo sendo muito jovem, sabendo que lidaria com a pressão de forma grandiosa; no fundo, a pressão era o que ela queria.

Isso é o Phil Knight (criador da Nike) indo para o Japão sem ter uma empresa constituída e fechando um acordo de importação milionário com uma fabricante de tênis japonesa (curiosidade extra: Phil pensou no nome de sua primeira empresa no meio da reunião; ela se chamava Blue Ribbon).

Parece que não é uma fórmula ou algo tão prático, mas isso não poderia estar mais longe da realidade.

Forçar essa posição em nós mesmos, caso a vida não o faça sozinha, é o melhor passo que podemos dar para atingir nossos sonhos, aqueles sonhos que parecem tão distantes que ficamos apenas fantasiando sobre eles.

Coloque-se contra as paredes e para trás você nunca mais andará. E isso vale para QUALQUER tipo de jornada: profissional, pessoal, relacional, esportiva.

O ponto de não retorno é o primeiro grande passo para nos tornarmos livres; a máxima pressão e máxima responsabilidade é o que nos libertará.

É sobre nos colocarmos intencionalmente em situações onde temos tudo a perder, porque é comum nesses momentos que encontramos tudo que podemos alcançar.

Seja seu “filho” um negócio, uma aventura, um objetivo pessoal, ou um filho de fato (rs), abrace o caminho sem volta. É aqui, na esfera onde recuar não é uma opção, que encontramos nosso verdadeiro potencial.

Até a próxima, que você encontre a coragem para se colocar contra a parede, se comprometer totalmente e conquistar desafios que já foram no passado sonhos distantes.

Se inscreva agora gratuitamente com seu Email.

Form with Style
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
De 1 a 5, qual nota você daria para a qualidade desse conteúdo?