#012 Medo, 1 ano em perspectiva e perseguir sonhos

Enviado por Lucca Moreira | 24 de Maio de 2024

A Tuesday Reflections também está no Spotify. Para escutar é só  clicar aqui.

Medo, 1 ano em perspectiva e perseguir sonhos

Tempo de Leitura: 5 minutos

O que vamos explorar hoje?

  • 1 pequeno texto do escritor Charles F. Hannel e 1 frase do Marco Aurélio (Meditações);

  • 1 ideia original nossa;

  • 1 indicação de um ótimo filme para o final de semana.

O Arqui-inimigo do Plexo Solar

Hoje decidi fazer diferente, ao invés de comentar uma frase reflexiva, inseri um texto tão bom que está escrito sem alterações ou comentários, somente traduzi. O texto é de um escritor chamado Charles F. Hannel.

“Pensamentos de coragem, poder, confiança e esperança produzem um estado físico proporcional, o único arqui inimigo do Plexo Solar que deve ser absolutamente destruído antes que haja qualquer possibilidade de deixar qualquer luz brilhar é o medo.

É esse demônio pessoal que faz com que os homens temam o passado, o presente e o futuro; temam a si mesmos, seus amigos e seus inimigos; temam tudo e todos. Quando o medo for efetivamente e completamente destruído, sua luz brilhará, as nuvens se dispersarão e você terá encontrado a fonte de poder, energia e vida.

Quando você descobrir que é realmente um com o poder infinito e quando puder perceber conscientemente esse poder por meio de uma demonstração prática de sua capacidade de superar qualquer condição adversa pelo poder de seu pensamento, não terá nada a temer; o medo terá sido destruído e você terá adquirido seu direito de nascença.

É nossa atitude mental em relação à vida que determina as experiências com as quais iremos nos deparar; se não esperarmos nada, não teremos nada; se exigirmos muito, receberemos a maior parte. O mundo é duro apenas quando não conseguimos nos impor. A crítica do mundo é amarga apenas para aqueles que não conseguem dar espaço para suas ideias. É o medo dessa crítica que faz com que muitas ideias não vejam a luz do dia.”

Reflita sobre a sua vida,  de que você tem medo e pode enfrentar hoje? Enfrente!

A base de corte nunca esteve tão baixa

“Perseguir o que não pode ser feito é loucura. Mas a pessoa básica é incapaz de fazer qualquer outra coisa.”

– Marco Aurélio, Meditações, 5.17

Eu entendi essa passagem como um tapa na cara da mediocridade.

Estamos sempre correndo atrás de algo na vida… Pode ser o emprego dos sonhos, a vida perfeita, dinheiro infinito ou o relacionamento ideal. Embora isso vá contra a filosofia atual do mundo, eu acredito que essa busca insaciável é saudável, desde que coloquemos esforço e dedicação.

Isso é a chave. Ao mesmo tempo em que estamos sempre sonhando com algo, também é verdade que a maioria das pessoas faz muito pouco para tornar esses sonhos possíveis.

Ou seja, o que nos resta é a loucura! Quão insanos temos de ser para querer tanto algo e não fazer nada para alcançá-lo? Isso é mais comum do que gostaríamos de acreditar e provavelmente já fizemos em nossas vidas.

No mês passado, eu estava ouvindo um podcast de Chris Willianson com Alex Hormozi, duas pessoas diferenciadas e que já conquistaram MUITO na vida. E Hormozi disse algo que vale a pena mencionar aqui. Vou parafraseá-lo porque não me lembro palavra por palavra, mas é mais ou menos assim:

“Nunca foi tão fácil ter sucesso como hoje em dia, e o motivo não é que somos mais inteligentes ou temos mais tecnologia e assim por diante… É porque o nível de exigência nunca foi tão baixo para se tornar bem-sucedido.

“The bar has never been so low”

E o que ele está dizendo é basicamente o que Marco Aurélio dizia há 2.000 anos atrás. Muitos dizem querer, mas poucos realmente se esforçam para conseguir. Ainda mais no século que estamos vivendo.

Isso quer dizer que, se fizermos um pouco mais do que o mínimo necessário, nossas chances de sermos bem-sucedidos aumentam exponencialmente.

Marco Aurélio não está incentivando a desistência dos nossos sonhos; ele está deixando claro que é insanidade termos esses sonhos e continuarmos parados, fazendo sempre o mínimo.

Então, eu pergunto:

O que você precisa fazer hoje para chegar um passo mais perto dos seus “sonhos impossíveis”?

1 ano em perspectiva

“Todas as vezes que você se sentir desmotivado e achar que está evoluindo pouco, pare e lembre-se de como você era há 1 ano. Você ainda acha que está evoluindo pouco?“

– Lucca Moreira

É muito fácil nos sentirmos estagnados quando olhamos apenas para as melhorias de curto prazo. Mas, se você se colocar em uma janela de tempo maior, verá sua evolução de verdade.

1 Filme: A Incrível História de Henry Sugar

Onde assistir: Netflix

Este é um curta-metragem sensacional de 39 minutos. O diretor do filme, Wes Anderson, é um dos meus favoritos. Ele é totalmente neurótico e perfeccionista, o que torna seus filmes visualmente muito agradáveis.

Tudo é pensado e está lá por um motivo: as cores, o cenário, o enquadramento da câmera e a posição dos atores. E, apesar de que suas criações devem ser extremamente chatas de fazer, ficam espetaculares.

Wes Anderson dirigiu vários outros filmes que também poderiam ser recomendados, como: O Grande Hotel Budapeste, A Crônica Francesa, Rushmore e Os Excêntricos Tenenbaums. (Bônus de mais 4 filmassos!)

Na história de Henry Sugar (Benedict Cumberbatch), Wes nos apresenta Henry, um homem rico e entediado que, após ler um livro por acaso, fica obcecado por um único objetivo: dominar uma técnica misteriosa que permite enxergar sem usar os olhos.

Durante o filme, acompanhamos Henry nessa jornada por um sonho impossível com uma obsessão inabalável. Apesar de várias mensagens existirem no decorrer do filme, algumas até um pouco contraditórias com o tema deste email…

Quero que você foque em internalizar que o que torna um sonho possível está muito mais no esforço colocado do que na grandeza daquele sonho.

Até a próxima,

Lucca Moreira,

Co-Founder Insight Espresso

Se inscreva agora gratuitamente com seu Email.

Form with Style
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
De 1 a 5, qual nota você daria para a qualidade desse conteúdo?