#018 Projeção positiva, antecipação negativa e monotonia

Enviado por Lucca Moreira | 14 de Junho de 2024

A Friday Teasers também está no Spotify. Para escutar é só  clicar aqui.

Projeção positiva, antecipação negativa e monotonia

Tempo de Leitura: 6 minutos

O que vamos explorar hoje?

  • 1 estudo esclarecedor sobre a Projeção Positiva da nossa mente;

  • 1 estudo esclarecedor sobre a Antecipação Negativa da nossa mente;

  • 1 ideia original nossa para refletirmos sobre a verdadeira felicidade;

  • 1 indicação de um ótimo filme para o fim de semana.

A edição de hoje vai ser focada em um Livro sensacional chamado “O que nos faz felizes” de Daniel Gilibert.

Neste livro, Daniel procura demonstrar e explicar a felicidade com estudos científicos sobre o tema.

Os perigos da projeção positiva

O ser humano é o único animal que consegue pensar sobre o futuro, projetar.

Projeção significa: o ato de olhar para frente no tempo ou considerar o futuro.

Essa capacidade foi introduzida no ser humano com o lóbulo frontal. É uma característica evolucionária importantíssima e ela funciona de duas formas: projetando cenários dos sonhos e os piores cenários possíveis.

Para entender os efeitos da projeção positiva, foi realizado um estudo publicado no “Journal of Personality and Social Psychology” (1), onde os voluntários tinham que se imaginar chamando a pessoa que mais gostavam para um encontro.

Eles projetavam como seria essa interação e contavam para o observador. Depois de alguns meses, os observadores voltaram para conversar com os voluntários, e os achados foram bem interessantes:

As pessoas que imaginaram com maior nível de detalhe essa interação foram as que menos agiram em cima dessa vontade.

Está comprovado que sentimos prazer projetando experiências positivas. Um estudo que corrobora essa ideia foi realizado em um restaurante francês muito chique. (2)

Eles ofereceram um jantar grátis no restaurante para os voluntários, e a pessoa só precisava escolher se seria: agora, amanhã ou na semana seguinte. A maioria esmagadora dos voluntários escolheu a semana seguinte, e isso fica óbvio quando imaginamos nós mesmos enfrentando essa decisão.

Queremos saborear a comida deliciosa, mas também imaginar toda essa experiência; quanto mais tempo temos para concretizar a experiência, mais tempo passamos nos deliciando na imaginação.

Ambos os estudos nos mostram que a projeção é ótima ao mesmo tempo que pode ser perigosa, pois muitas vezes não queremos concretizar a projeção porque vamos nos deparar com coisas que não estão sob nosso controle.

O que na sua vida você está “deixando para depois” porque não quer trocar o prazer da imaginação por feedbacks reais?

Projetar cenários é incrível e é chave para fazer com que esses eventos aconteçam, só não deixe que se torne tão prazeroso na sua mente a ponto de te paralisar na jornada de fazê-los acontecer.

(1) G. F. Loewenstein and D. Prelec, “Preferences for Sequences of Outcomes,” Psychological Review 1 00: 9 1-108 ( 1993 ) . See also G. F.Loewenstein, “Anticipation and the Valuation of Delayed Consumption,”Economy Journal 97: 666-84 ( 1987); and J. Elster and G. F. Loewenstein,”Utility from Memory and Anticipation,” in Choice Over Time, ed. G. F.Loewenstein and J. Elster (New York: Russell Sage Foundation, 1992), 2 1 3-3 4 ·

(2) G. Oettingen and D . Mayer, “The Motivating Function of Thinking About the Future: Expectations Versus Fantasies,” Journal of Personality and Social Psychology 8 3 : I I9 8-1 2 1 2 ( 2002) .

Antecipação negativa é uma habilidade necessária

Ao invés de trazer prazer, a projeção negativa possui um efeito similar, mas diferente.

Antecipar eventos desagradáveis minimiza o impacto desses eventos. Voluntários em um estudo receberam uma série de 20 choques e eram avisados 3 segundos antes do choque acontecer.

Alguns voluntários (grupo da alta intensidade) receberam 20 choques de alta intensidade no calcanhar direito. O grupo de baixa intensidade recebeu 3 choques de alta intensidade e 17 de baixa intensidade.

Apesar do grupo de baixa intensidade ter recebido menos voltagem, seus batimentos cardíacos estavam mais rápidos, eles suaram muito mais e se avaliaram como mais assustados.

Por quê? Porque esses voluntários receberam choques de diferentes intensidades aleatoriamente, o que não permitia projetarem o que estava por vir. Aparentemente, 3 choques fortes que a pessoa não consegue prever machucam muito mais do que 20 choques fortes previsíveis.

Ou seja, antecipar coisas negativas diminui nossa dor. Os Estoicos defendem muito a visualização negativa exatamente por isso, pois nos prepara para o que está por vir.

Fugir disso é se colocar no grupo de baixa intensidade, é sofrer mais porque você nunca sabe o que esperar.

A felicidade se encontra na monotonia

“A verdadeira felicidade se encontra muito mais na nossa capacidade de ser feliz na monotonia do que na busca incessante por novas experiências.”

– Lucca Moreira

Estava lendo outro dia uma frase que me marcou muito, e vou parafraseá-la: Não devemos confundir excitação com felicidade.

Sempre fui uma pessoa que acreditava que precisava viver na “loucura” para ser feliz e satisfeito. Inclusive, dizia aos amigos: “não funciono nunca em rotina, é chato demais…”.

O que não entendia naquela época, mas entendo hoje, é que a rotina é essencial para a felicidade. Estar bem e satisfeito na loucura de novas experiências é fácil, mas estar feliz na monotonia é o verdadeiro desafio.

Olhe para sua rotina hoje em dia.

Você está sempre buscando algo a mais (principalmente nos fins de semana)? Ou consegue se sentir bem fazendo o básico?

1 Filme: Soul

Onde assistir: Disney +

Antes de mais nada, sim é um desenho… E sim, é incrível mesmo sendo um desenho para estar na Insight (eu sou muito exigente com filme).

Soul é um filme da Disney-Pixar que segue a jornada de Joe Gardner, um professor de música do ensino médio que sonha em se tornar um grande músico de jazz.

Quando Joe finalmente consegue a oportunidade de sua vida para tocar no melhor clube de jazz da cidade, um acidente inesperado o transporta para o “Seminário Você”, um lugar mágico onde as almas desenvolvem suas personalidades antes de serem enviadas à Terra.

No “Seminário Você”, Joe conhece 22, uma alma cínica que nunca viu o propósito de viver na Terra. Juntos, eles embarcam em uma jornada transformadora que explora questões profundas sobre o significado da vida, paixões e a verdadeira essência da felicidade.

Com uma trilha sonora envolvente, animação impressionante e uma narrativa que toca o coração, “Soul” é uma celebração da música, da descoberta pessoal e da beleza dos momentos simples da vida. É um filme que inspira a olhar para dentro e valorizar o presente, tornando-se uma experiência imperdível.

Até a próxima,

Lucca Moreira,

Co-Founder Insight Espresso

PS: é 99% de chance de você chorar vendo esse filme 😂

Se inscreva agora gratuitamente com seu Email.

Form with Style
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
De 1 a 5, qual nota você daria para a qualidade desse conteúdo?