#040 Boa sorte, má sorte e alongar sempre

Enviado por Lucca Moreira | 29 de Agosto de 2024

A Friday Teasers também está no Spotify. Para escutar é só  clicar aqui.

#042 Desprender, rir ou chorar e voltar pra cama

Tempo de Leitura: 8 minutos

O que vamos explorar hoje?

  • 1 frase de Sêneca para pararmos de focar na miséria;

  • 1 conversa de Lex Fridman e Walter Isaacson sobre uma qualidade de Elon Musk que todos devemos ter;

  • 1 ideia que estou testando e que ajuda nos dias mais difíceis e de mais preguiça.

  • 1 indicação de um ótimo filme para o fim de semana.

Rir ou chorar?

“Heráclito derramava lágrimas sempre que aparecia em público — Demócrito ria. Um via o todo como uma sucessão de desgraças; o outro, de desatinos. E, assim, deveríamos ter uma visão mais leve das coisas e suportá-las com um espírito tranquilo, pois é mais humano rir da vida do que lamentá-la.”

– Sêneca

Por que ficar com raiva se podemos rir? Todas as situações em nossas vidas estão completamente abertas a serem ambas, normalmente andam juntas. É apenas uma questão de como vemos as coisas.

Se bater com o dedo do pé no sofá, vai doer bastante, isso é físico, e depois você se encontra com uma escolha: ficar zangado com a situação ou começar a rir da sua própria distração.

Curiosamente, a segunda opção te deixa menos estressado e ainda faz com que a dor desapareça ainda mais rápido.

Rir geralmente alivia a situação. Por outro lado, enxergar a miséria ou se zangar torna tudo mais insuportável.

O mundo vive uma crise cultural séria: todos estão vendo miséria e carregando fúria. Se alguém faz piadas sobre qualquer tema que a pessoa valorize, até mesmo a morte do outro é desejada.

Isso é consequência de uma mente fraca.

Muitos comediantes sensacionais estão sendo até processados por conta de suas piadas. E piadas não são nada mais do que uma forma de olhar para algo ruim de forma engraçada.

Sentir-se ofendido por causa desse mundo hipotético que o comediante criou na cabeça dele para fazer os outros rirem é INSANO.

Se os estoicos vissem o que o mundo se tornou hoje, provavelmente ririam, porque sabem que isso é melhor do que sofrer. Mas a realidade é triste: estamos vendo o mundo com uma visão miserável e demasiado séria.

Rir é compreender o absurdismo da vida e fazer daquilo felicidade. Há coisas que nos acontecem que são inacreditáveis, mas ficar zangado não resolve nada.

Relaxe, ria e se divirta. A vida será sempre um caminho triste se olharmos com seriedade demais.

Troque de marcha

Walter Isaacson é um dos maiores biógrafos da história. Já escreveu sobre Jobs, Einstein, entre outras grandes lendas. Este ano, publicou seu mais novo livro, sobre o Elon Musk.

Assisti ao seu podcast com Lex Fridman, e Lex fez uma pergunta sensacional:

“Para você, que acompanhou a rotina de Elon por meses, o que mais te surpreendeu nele?”

Isaacson não precisou nem pensar, então disse: “A capacidade de Elon de se desprender de qualquer situação para hiperfocar na próxima.”

O cara é uma máquina, isso todos nós sabemos. Ele gere diversas empresas simultaneamente e, como se isso não bastasse, são empresas extremamente complexas…

Uma é de carros elétricos, a outra de espaçonaves e foguetes, e a outra de comunicação e inteligência artificial. Não só são complicadas, como também são totalmente distintas entre si.

Portanto essa habilidade que impressionou Walter faz total sentido. Ele continua a explicar: “Elon reserva sua manhã para a Tesla. Enquanto está lá, nenhuma das outras empresas existe… Assim que o período da Tesla acaba e o da SpaceX começa, a Tesla deixa de existir, e a única coisa que importa é a SpaceX.”

Isso vale para trabalho, vida e lazer.

Você pode estar trabalhando 15 horas por dia, se estressando com aquilo, mas, quando chega em casa para descansar, deveria esquecer que tudo aquilo existe.

Se não o fizer, como irá descansar?

A habilidade de se desprender e “trocar de marcha” é o que vai permitir que você descanse e aproveite o momento com sua família ou amigos, para que, no dia seguinte, suas 15 horas sejam igualmente produtivas.

Por outro lado, se você chega em casa e ainda fica se estressando com o que deveria ter feito ou com o que precisa fazer amanhã, o que vai acontecer?

Você continuará estressado, dormirá mal e, no dia seguinte, renderá menos no trabalho. Além disso, não resolverá nada.

Não é bonito viver estressado, nem digno. É contraprodutivo e, sinceramente, um sinal de fraqueza.

Enquanto você puder fazer algo a respeito, ou seja, enquanto estiver focado, dedique-se com máxima intensidade.

Quando decidir parar pelo dia, aceite que decidiu parar, troque de marcha, diminua e curta o restante do dia com o mesmo nível de foco.

Daqui a pouco estarei de volta

“Nos dias difíceis, aqueles em que o mero pensamento de fazer algo dá preguiça, lembre-se de que a noite você passará esse mesmo tempo na sua cama aconchegante.”

– Lucca Moreira

Em 2009, Chris Sacca atravessava os Estados Unidos de bicicleta. Ele pedalava 160 km por dia durante 34 dias seguidos (um maluco!). E ele conta que havia calculado muito mal o quão exaustivo e desgastante seria esse projeto.

Sacca passava cerca de 8 horas na bicicleta todo dia, enfrentando temperaturas congelantes, acordando no escuro. Definitivamente, ele havia errado nos cálculos.

Para aguentar e superar dia após dia, ele se falava uma frase em repetição durante a jornada:

“Hoje à noite vou estar na minha cama…”

“Hoje à noite vou estar na minha cama…”

Achei incrível, porque ressignifica o sofrimento que ele estava sentindo naquele momento em algo passageiro. Independente de tudo, no final do dia ele estaria na sua cama quente e aconchegante.

Coloquei isso nesta seção porque venho testando nos piores dias, e funciona. Acordar cedo, depois de dormir apenas 4 horas, é algo sofrido. Quando o despertador toca, só quero aceitar a derrota e voltar a dormir.

Nesses dias, o que me faz levantar é: “Acorda, começa a trabalhar cedo para que consiga voltar mais cedo para casa e dormir gostoso.”

Ou seja, eu ressignifico o sofrimento. Acordar e trabalhar cedo se tornam o motivo pelo qual vou conseguir dormir mais cedo, ou seja, se torna algo positivo.

Repetia essa exata frase várias vezes ao acordar: “Trabalha cedo para chegar mais cedo em casa…” várias vezes.

Nos dias mais difíceis, teste esse autoconvencimento. Funciona!

1 Filme: Gravidade (2013)

Onde assistir: Max

Nota IMDB: 7.7

Alfonso Cuarón se superou neste filme, é uma obra de arte. Cenários incríveis, efeitos especiais realistas e que capturam o que imaginamos ser o espaço, e uma tensão contínua que torna assistir ao filme uma experiência ultra divertida.

Além disso, é uma mostra de resiliência absurda. O filme acompanha dois astronautas tentando sobreviver após um acidente que os deixa isolados no espaço.

A determinação humana é constantemente testada e, com atuações incríveis de Sandra Bullock e George Clooney, ficamos sem ar durante o filme inteiro.

Spoiler: a primeira cena é absurdamente boa, uma verdadeira perfeição nas telas.

Até a próxima,

Lucca Moreira,

Co-Founder Insight Espresso

Se inscreva agora gratuitamente com seu Email.

Form with Style
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
De 1 a 5, qual nota você daria para a qualidade desse conteúdo?