Enviado por Lucca Moreira | 13 de Setembro de 2024
A Friday Teasers também está no Spotify. Para escutar é só clicar aqui.
Tempo de Leitura: 7 minutos
1 história de Bryan Sweeney sobre o que é o verdadeiro amor;
1 frase de Sahil Bloom sobre caminhos difíceis;
1 ideia original nossa sobre inegociáveis em nossas vidas;
1 indicação de um ótimo filme para o fim de semana.
Tem vezes em que o texto está tão bom e impactante, que seria errado da minha parte mudá-lo. Este é um texto escrito por Ryan Holiday e traduzido por mim:
No dia 11/09 (dois dias atrás) de 2001, Bryan Sweeney era um passageiro no avião sequestrado da United Airlines, que iria colidir com a torre Sul do World Trade Center. Encarando esse destino inimaginável, ele ligou para sua mulher e deixou sua última mensagem através do telefone da aeronave.
“Eu só quero que você saiba que eu te amo profundamente.Quero que você faça o bem, se divirta. Vale o mesmo para os meus parentes e todo mundo, eu amo muito você. Te vejo quando você chegar lá.”
Imagine o terror desse momento, 23 anos atrás. Seu contexto não podia ser mais extremo. Ainda assim, as palavras de Sweeney refletiram não pânico, mas calma. Zero medo, muito amor.
Ao escutar a voz de Sweeney (você pode escutar aqui), não se percebe um traço de terror. Está livre de paixão, desespero, de tudo, menos do amor. Porque amor não é só uma emoção – é uma força corajosa que afasta o medo, aguça nossas resoluções e nos enche de propósito.
Essa semana marcou o aniversário desta tragédia. Busquemos ser, como Sweeney foi, cheios de amor. Vamos falar para aqueles que amamos que os amamos completamente e sem reservas. Vamos responder com amor a toda situação e problema que enfrentamos.
Não existe quase nenhuma situação em que a paixão ajude; a paixão desespera, nos faz perder o rumo. Porém, quase toda situação é melhorada quando está cheia de amor.
“A felicidade não é um produto do fácil. Felicidade é um produto do esforço.”
– Sahil Bloom
Essa semana estou na semana em que a vontade de chutar o balde está falando alto. Eu estou cansado da rotina intensa que venho seguindo neste último mês e meio. Cansado!
Para você ter uma ideia, neste último mês minha rotina tem sido a seguinte:
Dias de academia: Acordar às 06h, trabalhar até 08h30, malhar, voltar ao trabalho e ficar até 21h30.
Dias de corrida: Acordar às 05h30, correr até umas 07h30, vir para o trabalho às 08h30 e ficar até 21h30.
Isso durante a semana, religiosamente. E no fim de semana, descanso, né? Nada disso. Corro sábado cedinho, trabalho todo sábado e domingo à tarde e à noite, e domingo malho.
Não há um único dia em que estou à toa, nenhum momento em que não estou na missão. E ainda faltam dois meses para a minha meia maratona.
Estou levando meu corpo ao limite, e não é só no esporte. Preciso crescer esta empresa que está enviando esse email aqui, além do outro projeto no qual estou trabalhando.
Eu poderia começar a vacilar, acordar mais tarde, pular um sábado por preguiça. Ninguém iria saber ou sentir falta. Só que esse é o legal de colocar metas e persegui-las…
Nem passa pela minha cabeça a possibilidade de desistir no meio do caminho.
Se fosse fácil, todo mundo faria, e eu não quero ser todo mundo. Por mais cansado que eu esteja no momento, todo final do dia estou extremamente feliz, todo final de treino é com sorriso no rosto…
Estou me treinando através dessa meia maratona a mostrar pra mim mesmo que, independente de o mundo estar pegando fogo (e está – inclusive, BH está insuportável), eu farei a missão que preciso fazer.
O que você quer fazer, que será desafiador e difícil, mas que está deixando para depois ou inventando desculpas?
Assuma-o. Entenda que é o sofrimento que vai te levar à felicidade e encare o desafio de cabeça erguida.
Nada como um bom desafio para nos fazer felizes de verdade.
“Encontre aqueles pequenos prazeres indispensáveis para que você continue firme em todo o resto.”
– Lucca Moreira
Falamos do caminho difícil, e quero compartilhar um “hack” que aplico na minha vida para ajudar nesse caminho sem perder o foco.
Identifique o que, para você, é indispensável e que não atrapalha sua jornada, e NUNCA deixe de fazê-los.
Na minha vida, são dois:
Jogar uma partida de TFT (jogo online) pelo menos 1x por dia.
Assistir pelo menos 1 filme por fim de semana.
Se eu estou fazendo isso com a mesma constância que o resto, não preciso de mais nada.
Esses são o que chamo de “inegociáveis.”
Com eles, consigo sofrer nas corridas, aguentar a pressão do trabalho, malhar pesado e trabalhar todos os dias da semana.
Só que, como falei ali em cima, é muito importante que eles sejam coisas simples o suficiente e inofensivas o suficiente para não atrapalharem a jornada e as metas.
Quais são os seus inegociáveis? Hoje, eles estão te ajudando a continuar na missão ou estão te afastando dela?
Se estão te afastando ou atrapalhando, redefina-os, porque sempre vamos precisar de alguns. Melhor assumir inegociáveis positivos.
Onde assistir: Prime
Nota IMDB: 8.0
Acredito que é um filme que engloba todas as mensagens sobre as quais refletimos hoje.
Conta a história de um adolescente das favelas de Mumbai refletindo sobre sua vida após ser acusado de trapacear no programa “Quem Quer Ser um Milionário?”
É uma das melhores representações de amor puro que já vi na telona. Acompanhar o o protagonista, Jamal, sua força e resolução quanto ao que ele quer na vida é digno de fortes emoções.
O filme certamente vai provocar uma catarse, e sugiro assistir no domingo — sua segunda-feira será outra. A principal mensagem que tirei do filme foi: não parar de acreditar é um caminho garantido para a felicidade.
Até a próxima,
Lucca Moreira,
Co-Founder Insight Espresso
Se inscreva agora gratuitamente com seu Email.