#050 Acorde sorrindo, os balões e troca de ambiente

Enviado por Lucca Moreira | 04 de Outubro de 2024

A Friday Teasers também está no Spotify. Para escutar é só  clicar aqui.

#050 Acorde sorrindo, os balões e troca de ambiente

Tempo de Leitura: 7 minutos

O que vamos explorar hoje?

  • 1 frase de Sadhguru para refletirmos sobre estar vivos;

  • 1 provérbio sobre a procura pela felicidade;

  • 1 ideia original nossa sobre a força dos ambientes ao nosso redor;

  • 1 indicação de ótimo filme para o final de semana.

Quando você acordar, sorria.

“A coisa mais importante de todas é que você está vivo agora. Quando você acordar pela manhã, vai se presentear com um sorriso?”

– Sadhguru

Estava vendo uma palestra do Sadhguru, e a primeira coisa que ele perguntou foi:

“Qual é a coisa mais importante na sua vida agora?”

Na hora, minha cabeça já correu para 10 coisas diferentes: empresa, saúde, sucesso…

Aí, depois de 3 segundos de pausa, ele completou: “Você está vivo agora, não é?”

Eu travei…Pensei comigo mesmo: “Verdade, estou vivo” e soltei um sorriso.

Tão simples e tão profundo. Em duas frases, ele me mostrou o poder de estar vivo e como devemos nos lembrar constantemente disso… A reação sempre será um sorriso.

E o sorriso aparece porque nos tira da visão afunilada que seguimos no dia a dia. Problemas, dores e ansiedades deixam de ser tão sérios…

Você está vivo, e isso é a coisa mais importante.

Porque você está vivo, sua família se tornou importante, seu dinheiro se tornou importante, seu país se tornou importante. Tudo porque você está vivo agora.

Então, amanhã de manhã, suponhamos que você acorde. Afinal, no mundo, cerca de 250.000 pessoas morrem todos os dias de causas naturais.

Mas você não. Então amanhã, quando você acordar, verifique consigo mesmo: “Eu estou vivo?”

Se você está vivo, consegue se presentear com um grande sorriso?

E durante o dia, enquanto você segue correndo, executando, sempre quando olhar para o seu relógio, verifique novamente: “Eu estou vivo?”

Se você está vivo, consegue se presentear com um grande sorriso?

Lembre-se, tudo é importante porque você está vivo.

A professora e os balões

Esse provérbio é de um autor desconhecido e está escrito mais ou menos assim:

“Uma professora pediu a seus alunos que escrevessem seus nomes em balões e os soltassem na sala de aula. Trinta balões se misturaram no ar. Ela então deu um minuto para que os alunos encontrassem o balão com seus nomes. Depois de um minuto, nenhum deles conseguiu encontrar seu balão.

A professora então pediu aos alunos que pegassem o primeiro balão que encontrassem e o entregassem à pessoa cujo nome estava nele. Em segundos, todos tinham seu balão.

A professora explicou: esses balões representam sua felicidade. Concentre-se em sua própria felicidade e talvez nunca a encontre. Concentre-se em ajudar os outros a encontrar a felicidade deles, e você também encontrará a sua.”

Nossa própria felicidade é uma consequência e, portanto, nunca deve ser vista como o objetivo principal.

Na minha jornada, tive alguns momentos em que me peguei vivendo para ser feliz e, por mais que tenha tido bons momentos, a consequência no total não foi positiva.

Viver em busca de ser feliz faz com que desafios e momentos difíceis sejam algo que devemos evitar, não enfrentar.

Faz com que recompensas de longo prazo percam a importância frente aos sacrifícios de curto prazo.

Porém, isso pode ser facilmente resolvido: precisamos começar a olhar para a felicidade dos outros, ajudar o próximo e, como consequência, iremos encontrar a nossa.

Esse é, em grande parte, o motivo pelo qual faço o que faço. E, mesmo que ainda não tenha gerado nenhum ganho financeiro ou grande mudança na minha vida, só o fato de estar consciente de que estou ajudando outras pessoas faz com que tudo valha a pena.

Nos dias em que sinto preguiça para escrever, ou nos dias cheios de compromissos, lembro disso e a preguiça some em instantes.

Vamos ajudar uns aos outros, vamos ajudar os outros a encontrarem a felicidade deles, e nesse processo você vai encontrar a sua!

O ambiente te controla, mude o ambiente.

“Mudar seu entorno é um ato de coragem, pois, enquanto você permanecer nas mesmas paisagens, com as mesmas vozes e vivências, o novo jamais terá espaço para florescer.”

– Lucca Moreira

Nós sabemos que nosso ambiente molda em grande parte quem somos. Ainda assim, quando sentimos que precisamos mudar, é um dos últimos lugares que olhamos e que nos disponibilizamos a trocar.

Só que ele é fundamental, porque enquanto você está vivendo da mesma forma, com as mesmas pessoas, nos mesmos lugares e vivendo as mesmas experiências, como você espera mudar?

E é difícil, pois nesse processo de mudança, você vai passar por um período de solidão (ou solitude, se souber enxergá-lo assim). Isso é normal e necessário para que o conforto do passado, que já não te serve mais, fique para trás.

Semana passada, fui a um aniversário, e  estava conspirando fortemente para beber. Solzinho, sábado à tarde, churrasco acontecendo, energia boa. Quando senti que o ambiente estava começando a afetar minha resolução, sem nem deixar a racionalização acontecer, peguei minhas coisas e fui embora.

Entender sobre hábitos é valioso por isso: você começa a enxergar o gatilho que está gerando o hábito e consegue cortá-lo com mais facilidade.

O ambiente é um gatilho poderoso, então não se apegue a ele, pois isso tornará tudo mais difícil de conquistar e mudar.

1 Filme: Joias Brutas

Onde assistir: Netflix

Nota IMDB: 7.4

Até então, eu diria que em todos os filmes que indiquei seguimos um personagem que está nos ensinando algo que devemos fazer… O filme de hoje é o oposto.

Jóias Brutas acompanha Howard Ratner (Adam Sandler), um joalheiro carismático e viciado em apostas, que vive no caos de Nova York.

Quando ele encontra uma pedra preciosa rara, Howard vê a chance de transformar sua vida com um grande golpe. Porém, suas decisões arriscadas e impulsivas o colocam em uma espiral de perigos e tensões crescentes, enquanto tenta equilibrar dívidas, negócios e sua família.

É um thriller intenso, repleto de adrenalina, que vai te deixar sem fôlego diversas vezes – e é exatamente por isso que é tão bom.

Na minha opinião, é a melhor atuação do Adam Sandler, de longe. E, como eu disse, nos mostra o que não fazer e o quão destrutivo os vícios podem ser. De qualquer forma, é uma masterclass de filmagem, trilha sonora e atuação que para qualquer adepto a filmes tensos, será uma ótima experiência

Até a próxima,

Lucca Moreira,

Co-Founder Insight Espresso

Se inscreva agora gratuitamente com seu Email.

Form with Style
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
De 1 a 5, qual nota você daria para a qualidade desse conteúdo?