#077 - Perfeição, futuro e otimismo

Enviado por Arthur Mota | 09 de Janeiro de 2025

A Friday Teasers também está no Spotify, Youtube e Amazon Music.

#077 - Perfeição, futuro e otimismo

Tempo de Leitura: 6 minutos

O que vamos explorar hoje?

  • 1 reflexão sobre elaborar uma visão de futuro para nossas vidas;

  • 1 definição de perfeição atingível para o homem;

  • 1 frase de Paulo Coelho para inspirar o otimismo;

  • 1 indicação de um ótimo filme para o fim de semana.

Visualizando o futuro

Na semana passada, dedicamos a Friday Teasers para refletirmos sobre o passado, mais especificamente sobre o ano passado. Na terça-feira, dedicamos a Tuesday Reflections para refletirmos sobre o presente. Hoje, encerramos esse ciclo, dedicando a edição #077 da Insight para refletirmos sobre O FUTURO.

Um dos vídeos mais valiosos que já assisti sobre o assunto metas, visão de vida, disciplina e sucesso foi um vídeo de 11 minutos do Jordan Peterson.

Resumindo o que o genial canadense nos ensina no vídeo, Jordan começa com uma premissa importante: você terá que se esforçar em algumas áreas da sua vida e você vai precisar de motivação para fazer o esforço necessário para ser bem-sucedido nessas áreas.

Nós temos motivações diferentes, então essa análise deve ser feita individualmente, mas uma pergunta mais geral que devemos nos fazer é a seguinte:

Se você pudesse ter a vida que deseja daqui 3 a 5 anos, se estiver tomando conta de si mesmo da maneira correta, como ela seria? Desenvolva uma visão de como seria a sua vida.

Com essa visão clara em mente, você deve quebrar essas grandes metas em micro processos. Com as metas divididas nestes processos menores, você consegue associar cada um deles ao atingimento das metas em si e isso ativa o seu sistema de recompensa de incentivos.

O sistema de recompensa de incentivos é o que te mantém motivado para a ação, visto que, se você está seguindo os processos para atingir suas metas e suas metas são realmente valiosas, ele vai querer te manter nos trilhos.

Se estiver difícil visualizar o que você gostaria para a sua vida, você pode olhar para as pessoas que você admira e se perguntar: quem elas SÃO? O que elas FAZEM? O que elas TEM? Como são as famílias delas? Como são os amigos? Com o que elas trabalham? O que elas fazem nas horas livres?

Peterson é muito firme sobre a necessidade de sermos específicos com as nossas metas. Afinal, como vamos atingir algo se não sabemos exatamente o que é?

Tome cuidado com essa parte da tarefa. Muitas vezes as pessoas não são específicas porque isso também abre a possibilidade de insucesso. Ao mesmo tempo que, se você não fizer isso, provavelmente vai estar falhando o tempo inteiro!

O objetivo é ter uma visão para a sua vida que, considerando tudo que deve ser levado em conta, essa visão justifique o seu esforço!

Reserve um tempo do seu final de semana. Reflita. Escreva. Comece com como você gostaria que sua vida estivesse em 3 a 5 anos. Quebre essas grandes visões e metas em pequenos processos rotineiros, necessários para que você chegue até lá.

Acostume o seu cérebro a enxergar valor em cada processo!

Você é capaz!

Enxergue com clareza, desenhe sua vida dos sonhos e terá motivação diária para atingir o que mais deseja!

O que significa a perfeição

Mesmo com uma visão clara do que desejamos para nossas vidas e nos motivando a caminhar nessa direção diariamente, não temos garantia de sucesso, afinal não somos perfeitos e, eventualmente, vamos falhar.

Como um (ex)perfeccionista, que enxergou por muito tempo valor em si pelo que fazia e tinha, não necessariamente por quem era, este é um tema que gosto muito.

Com tudo que li e estudei sobre esse tema até então, entendi que a perfeição humana não quer dizer não errar, não quer dizer não falhar, não quer dizer não equivocar…

Somos “perfeitos” quando estamos progredindo na jornada de manifestar a plenitude, quando o desejo de nossos corações é, genuinamente, sermos melhores a cada dia.

Ou seja, o que importa é a trajetória, mantermos a mira nesse alvo, mesmo que pareça muito distante de nós.

Isso é libertador, porque quer dizer que, quando erramos, “basta” reconhecermos nosso erro, nos arrependermos e seguirmos em frente.

Inclusive, se queremos progredir, não é produtivo ficarmos presos a tudo que não fizemos corretamente, porque isso vai nos distrair do que está à nossa frente. Nos pressionarmos muito esperando sermos perfeitos nos custaria a nossa alegria.

Só de nos importarmos com o nosso comportamento já somos seres virtuosos.

Se acostume com a ideia de que é provável que algo não dê certo, é possível que você não seja cortês com algum familiar ou amigo, é plausível que seu cônjuge te desaponte, mas quando isso acontecer, reajuste rapidamente a rota e mantenha sua visão e desejos claros.

Você chegará lá!

“Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela.”
Paulo Coelho

1 Filme: Steve Jobs

Onde assistir: Prime Video

Nota IMDB: 7.2

O filme Steve Jobs (2015), dirigido por Danny Boyle e escrito por Aaron Sorkin, retrata três momentos cruciais na carreira de Jobs: o lançamento do Macintosh em 1984, o do NeXT Cube em 1988, e o do iMac em 1998.

Focado nos bastidores desses eventos, o enredo explora a evolução de Jobs, desde um líder genial e obstinado até alguém mais maduro e disposto a reparar suas relações pessoais, especialmente com sua filha Lisa.

O filme destaca sua incansável busca por excelência e inovação, mostrando como essa ambição moldou sua trajetória profissional e afetou sua vida pessoal.

Ao final, vemos um Jobs que, apesar de mais humano, permanece fiel à sua visão de transformar o mundo através da tecnologia.

Até a próxima,

Arthur Mota,

Co-Founder Insight Espresso

PS: se você está gostando, se o conteúdo da Insight está te ajudando compartilhe com amigos, familiares, colegas.

Me ajuda muito e juntos conseguimos levar esse conteúdo de qualidade da Insight para todo o Brasil!!

É só copiar esse link aqui e enviar para a pessoa se inscrever:

https://insightespresso.com.br/

Muito obrigado!

Se inscreva agora gratuitamente com seu Email.

Form with Style
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
De 1 a 5, qual nota você daria para a qualidade desse conteúdo?