#027 Desvendando seus Compromissos Subconscientes

Enviador por Arthur Mota | 16 de Julho de 2024

A Tuesday Reflections também está no Spotify. Para escutar é só  clicar aqui.

Desvendando seus Compromissos Subconscientes

Tempo de Leitura: 5 minutos

O que vamos explorar hoje?

  • O que são os compromissos subconscientes;

  • Como eles podem te ajudar a enxergar o que realmente quer na vida;

  •  A importância de enxergar obstáculos como o caminho.

Os compromissos subconscientes

Estou lendo um livro que me introduziu a um conceito muito interessante, o qual nunca havia lido ou ouvido falar anteriormente: o conceito de “Compromissos Subconscientes”.

O livro “A Montanha é Você”, escrito por Brianna Wiest, aborda profundamente as maneiras de autossabotagem e as relaciona com a questão dos compromissos subconscientes.

Estes são acordos internos e inconscientes que fazemos conosco mesmos baseados em nossas crenças, experiências passadas e medos. Eles moldam nosso poder de decisão e no fundo, são contrários ao que realmente queremos e precisamos.

Ao entender esse conceito, percebi que o havia identificado na minha vida no final do ano passado, quando ainda morava em Londrina, mas já estava de malas prontas para voltar para Belo Horizonte.

Desde a adolescência, morei em condomínios que tinham uma área comum ampla, então ia à academia no próprio prédio. Contudo, nas minhas últimas semanas morando no Paraná, estava frequentando a Smartfit do shopping…

Sempre me sentia um peixe fora d’água. Isso me intrigou demais e eu prometi para mim mesmo que, voltando para BH, me matricularia em uma academia para superar essa sensação.

Percebi que tinha uma necessidade de me sentir SEGURO e as academias de rua por algum motivo me faziam sentir INSEGURO. Justamente por isso, decidi que continuaria indo, que precisava dominar essa necessidade.

Refletindo, entendi que essa necessidade de me sentir SEGURO era porque no fundo, havia um compromisso subconsciente muito forte com o CONTROLE.

Controle vs confiança

“Normalmente, se o compromisso principal de alguém é estar no controle de suas vidas, essa pessoa pode ter ansiedade irracional sobre coisas que representam uma perda de controle.”

E para a autora, o compromisso subconsciente é na verdade a antítese do que precisamos, porque esses compromissos são em sua essência crenças limitantes sendo manifestadas.

Ou seja, levando em conta que meu compromisso subconsciente era o CONTROLE, ficou muito claro na minha cabeça que precisava no fundo era de CONFIAR MAIS.

Porque confiar é ceder o controle para uma incógnita, é depositar sua fé em algo ou alguém, se abstendo totalmente do controle da situação

Uma coincidência não tão coincidência assim…

Entendi a partir do livro a dicotomia entre controle e confiança e decidi que passaria a confiar mais na vida, nas pessoas e, como tenho trabalhado meu lado espiritual, confiar mais em Deus.

Na sexta-feira da semana passada, decidi anunciar um MacBook que estava parado há bastante tempo na minha gaveta. Tirei algumas fotos do notebook e anunciei na OLX por um preço abaixo dos anúncios de notebooks similares.

Em questão de poucos minutos, surgiu uma pessoa interessada respondendo ao anúncio. Como eu estava com pressa e foi um dia muito corrido, acabei confiando sem pensar muito no comprador. Ele disse que era um presente para a sua namorada, que fazia aniversário naquele dia.

O desfecho da minha nova resolução de confiança foi… Acabei o dia sem o computador e sem o meu dinheiro. Fui vítima de um golpe na OLX.

O obstáculo é o caminho

Poucos dias após ler e concluir sobre o meu compromisso subconsciente com o controle e identificar que preciso trabalhar minha confiança, sou vítima de um estelionato…

Obviamente fiquei muito chateado com a situação, mas confesso que em momento algum pensei: “Viu… é óbvio que não posso confiar mais na vida”, até porque isso seria entregar junto com minhas perdas físicas, meus pensamentos para aquele bandido, e esse prazer eu não vou dar a ele.

Poderia ter usado como combustível para validar minhas crenças passadas, porém ao invés disso, decidi enxergar toda a situação como mais um obstáculo que a vida me impôs, testando minha capacidade e vontade de realmente confiar mais.

O que enfraqueceria minha resolução acabou por me deixar mais comprometido com a minha mudança, porque sei que vai fazer bem para mim e para as pessoas ao meu redor.

“Tudo na natureza é imperfeito, e é por causa dessa imperfeição que o crescimento é possível.” – Brianna Wiest

E você? Quais são os compromissos subconscientes que estão te afastando do seu propósito?

Entenda com clareza as necessidades básicas que você busca, os compromissos subconscientes que acredita e utilize deles para enxergar sua verdadeira vontade.Enxergar o que vai te mover para a frente.

Se inscreva agora gratuitamente com seu Email.

Form with Style
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
De 1 a 5, qual nota você daria para a qualidade desse conteúdo?