Enviador por Lucca Moreira | 30 de Julho de 2024
A Tuesday Reflections também está no Spotify. Para escutar é só clicar aqui.
Tempo de Leitura: 6 minutos
As 9 promessas para uma vida bem vivida de acordo com John Wooden.
Estava lendo um livro a partir de uma indicação de Sahil Bloom, o livro se chama: “Wooden: A Lifetime of Observations and Reflections on and off the Court”.
John Wooden foi um jogador e treinador de basquete e conquistou, entre 1948 e 1975, um dos maiores feitos da história do basquete universitário. Ele levou seu time da UCLA a ganhar 10 campeonatos em 12 anos, incluindo um recorde de 7 títulos consecutivos entre 1967 e 1973.
O cara é um grande vencedor e, mais que isso, atingiu o verdadeiro sucesso. Hoje quero focar em um trecho do livro, pequeno mas de extrema significância: As 9 promessas para uma vida bem vivida.
Tenho lido muitos livros sobre a mente e uma coisa ficou clara: pensamentos geram ação.
Eles são a fonte de tudo que fazemos na nossa vida. Ou seja, pensamentos negativos geram ações negativas, pensamentos positivos geram ações positivas.
Quanto mais pensamos em saúde, felicidade e prosperidade, mais estamos movendo nosso corpo a seguir esses pensamentos. Nada se atinge sem acreditar, então acredite na saúde, felicidade e prosperidade.
Eleve seus amigos, demonstre que eles são especiais, faça-os acreditarem em si mesmos porque você acredita neles.
Essa deve ser a essência de qualquer amizade. Existem aqueles que se escondem na brincadeira para machucar; corte-os da sua vida, só irão te fazer mal. Às vezes só precisamos de uma pessoa que acredite em nós, seja essa pessoa para todos ao seu redor.
Para conseguirmos grandes feitos, antes de tudo precisamos acreditar que eles são possíveis. Se Elon Musk não acreditasse que fosse possível levar pessoas para Marte, não teríamos foguetes que dão ré.
Se Thomas Edison não acreditasse que fosse possível iluminar com eletricidade, ele teria desistido nas mais de 10.000 tentativas falhas antes de conseguir criar a lâmpada.
Se Henry Ford não acreditasse que poderíamos utilizar uma carroça que andasse sem cavalo, ele nunca teria criado o automóvel.
Para atingirmos o melhor, devemos pensar e esperar o melhor, sem isso, nas primeiras falhas vamos enxergar como impossível e desistir. Pense o melhor.
Verdadeiros amigos são aqueles que comemoram o sucesso daqueles ao seu redor.
E fica como alerta: tome cuidado com aqueles que não o fazem. Conseguir comemorar as pessoas ao seu redor é a essência da positividade, é o que devemos cultivar todos os dias.
Cerque-se de pessoas que fazem isso por você também.
Shaun White é um dos maiores medalhistas na Olimpíada de Inverno de todos os tempos. Depois de ter ganhado medalhas de ouro em 2006 e 2010, na Olimpíada de 2014 ele não pegou nem pódio.
Ele conta que antes mesmo de descer o Half-Pipe ele sabia que iria perder, “era totalmente mental”. A pressão atrapalhou sua paz mental e sua chance de fazer história ganhando 3 ouros seguidos.
Depois de Sochi, ele focou em se tornar mentalmente mais forte e a enxergar tudo ali como uma brincadeira. Antes de descer ele pensou: “Eu vou tentar meu melhor independente do que acontecer, eu vou continuar caminhando qualquer que seja o resultado.”
O resultado: ele completou uma das melhores baterias da sua vida, marcando 97.75 e ganhando o ouro.
Erros e atrapalhadas servem um propósito: aprendizado. Nenhum de nós estaria onde estamos agora se não tivéssemos errado, até porque, somos humanos, vamos errar.
O problema se encontra quando nos martirizamos por esses erros, deixamos de buscar o futuro por estarmos presos no passado.
Aceite o erro, aprenda com ele e busque algo ainda maior. Lembre-se, erros são a melhor forma de aprender na vida.
Nas palavras de Phyllis Diller: “Um sorriso é uma curva que endireita tudo”.
E sei que essa parece ser uma promessa difícil, porém, ela torna todas as suas relações melhores. Um sorriso pode mudar o dia de uma pessoa, faça isso por elas, não por você.
Como consequência, você também irá se tornar mais feliz e animado.
Ninguém é perfeito, portanto, vamos focar em nós mesmos e esquecer as falhas dos outros. Temos muito o que melhorar em um tempo curto que é a vida. Vamos gastar todas as nossas energias nisso.
Use a sua melhoria como uma fonte de motivação para os outros, deixe a crítica para aqueles que não têm a força de buscar isso.
Citando o estoicismo aqui, controle o que você consegue controlar, foque em si e se torne, consequentemente, resistente aos eventos externos.
Nossas emoções são algo que controlamos, cuide do seu jardim e você conseguirá controlá-las.
As emoções e problemas externos só nos atingem se deixarmos. Esse controle, essa posição de se tornar inatingível, é conquistada a partir do foco e trabalho em nós mesmos. Torne-se essa pessoa através da ação
Se inscreva agora gratuitamente com seu Email.