Enviador por Lucca Moreira | 23 de Setembro de 2024
A Tuesday Reflections está no Spotify. Para escutar é só clicar aqui.
Tempo de Leitura: 7 minutos
Como Abraão se encontrou na busca pela aventura;
A fragilidade da vida focada na busca da felicidade;
Uma reflexão sobre a realidade de sofrer.
O mundo não é só luz do sol e arco-íris.
É um lugar muito mau e desagradável, e não importa o quão forte você seja, ele vai te bater até te deixar de joelhos e irá te manter lá permanentemente, se você deixar.
Você, eu, ou ninguém vai bater tão forte quanto a vida. Mas não se trata da força com que se bate.
É sobre a força com que apanha, fica de pé novamente, o quanto consegue aguentar, se reerguer e continuar avançando. É assim que se ganha!
Agora, se você sabe o que vale, então vai lá e ganha o que vale. Mas precisa estar disposto a aceitar os golpes, e não apontar o dedo dizendo que não está onde quer estar por causa dele, dela ou de alguém!
Os covardes fazem isso, e você não é assim! Você é melhor do que isso!
Vou te amar sempre, aconteça o que acontecer. Não importa o que aconteça, vou te amar. Você é o meu filho, é do meu sangue, é a melhor coisa na minha vida. Mas, até você começar a acreditar em si, não vai ter uma vida.”
– Rocky Balboa (Sylvester Stallone)
Para começar esta Insight, quero te perguntar: quantas vezes você já falhou? Quantas vezes já colocou um objetivo e não conseguiu atingi-lo?
Dezenas? Ótimo. Centenas? Incrível. Milhares? Excelente.
A vida sempre será repleta de falhas, percalços e desafios. Ela vai bater em você com total força continuamente e impiedosamente.
E, mesmo assim, aqui estamos.
Por mais que pareça machucar na hora, por mais dolorido que ficamos depois de tomar um soco na cara… ele nunca é fatal. Cabe a nós encontrarmos a força para nos reerguer e nos preparar para o próximo soco, que inevitavelmente vai chegar.
Semana passada, tive uma recaída com alguns (vários) hábitos que há meses estava reforçando. Alguns deles:
Procrastinar para dormir.
Acordar mais tarde.
Pular exercícios.
Me alimentar mal demais.
Depois de meses na linha reta, feliz da vida, eu caí. Durante 5 dias inteiros, falhei continuamente nesses 4 hábitos que estava dominando havia um bom tempo.
A partir dessa recaída, entendi 3 coisas muito interessantes. São elas:
A quebra de um hábito é um propulsor mais forte do que imaginamos para quebrar outros hábitos.
O retorno à vida ideal fica mais difícil a cada dia que passa.
A vida percebida e romantizada de hábitos ruins é sempre melhor na nossa imaginação.
E, antes de entrarmos nos tópicos, quero que você leia novamente o discurso do Rocky, porque, no final, é isso: ter a força de cair e se reerguer para continuar avançando, porque cair vamos todos.
Como James Clear coloca muito bem, hábitos são:
“Hábitos são as pequenas decisões que você toma e as ações que você realiza todos os dias. De acordo com pesquisadores da Universidade de Duke, os hábitos representam cerca de 40% dos nossos comportamentos em um dia comum.”
E, para algo se tornar um hábito, precisa estar sendo executado pelo seu inconsciente no dia a dia. Por isso, um hábito tende a demorar cerca de 3 meses para realmente se instalar na nossa mente.
O problema é que hábitos, uma vez instalados no nosso sistema, não somem tão rapidamente… E o que vim a perceber é que hábitos estão sempre ligados a outros hábitos.
Parece ser simples na prática largar ou começar hábitos, mas, na realidade, é um dos principais desafios que nós, seres humanos, enfrentamos no decorrer de nossas vidas.
À medida que reacostumamos nosso corpo a certos hábitos negativos, outros hábitos que os acompanhavam vão forçando sua reinstalação em nossas mentes.
Essa interconectividade entre hábitos me assustou nesses últimos dias. Tudo começou quando passei a acordar mais tarde, a primeira peça do dominó que me dei a desculpa de derrubar.
Depois do primeiro dia, estava com muito mais vontade de pular exercícios (nesse caso, continuei indo porque esse hábito é mais forte do que todos os outros), de me alimentar pior e de ficar mais tempo na cama à noite vendo YouTube.
Foi quase instantâneo o surgimento dessas vontades e, sendo sincero, até a vontade de beber ressurgiu.
Senti na pele que você pode passar meses construindo uma vida que te faz bem, só para vê-la ser erradicada por vontades em poucos dias.
Senti na pele que você pode passar meses construindo uma vida que te faz bem, só para vê-la ser erradicada por vontades em poucos dias.
Por esse motivo, meses não bastam. Olhando para o retrato da vida, meses são segundos, e segundos não mudarão a forma com que você lida com hábitos negativos que pratica há anos.
Ciente dessa dificuldade e da facilidade de reincidência com hábitos, James Clear possui uma regra para quando cairmos e falharmos em nossa missão. Uma regra que, se eu tivesse seguido, não teria errado por 5 dias seguidos:
“Se você falhar, falhe por apenas 1 dia.”
Como ele mesmo coloca, hábitos são ações e pequenas decisões que fazemos todos os dias.
Ou seja, a cada dia que passa e você mantém o hábito negativo ou reincide com esse hábito, você está gerando novas forças para ele retornar, e com ele, seus hábitos complementares.
A vida na memória é sempre mais prazerosa do que a vida real.
Vivi por anos como vivi nesses últimos 5 dias, por anos. Mas mudei drasticamente em 2024.
Nos últimos meses, venho romantizando a vida que levava. Na minha memória, estava tudo lindo, eu estava ótimo… Por que mesmo parei de fazer tudo isso?
Porém, reviver parte dessa vida foi péssimo. Foi bom ter tido essa pequena experiência – que por pouco não se tornou uma experiência mais recorrente – para perceber o quanto eu estava pior com a vida antiga.
Nesses 5 dias, vivi cansado, ansioso e com preguiça de fazer algumas missões menos “essenciais”. Deixei de lado os pequenos detalhes por prazeres momentâneos.
Não foi legal. Vi que não tenho saudade e, mesmo sabendo disso, ainda assim eu queria voltar àquela vida. Tamanho é o poder dos hábitos.
Mesmo com a ansiedade, mesmo com o sentimento de piora clara na minha energia, eu queria continuar vivendo aquilo.
A facilidade de ficar no chão é enorme; nossa mente preguiçosa vai se agarrar a isso com todas as suas forças.
Por sorte, venho de uma série de meses regrados e intensos, que me permitiram não recair por mais de 5 dias, mas fica o alerta…
Hábitos negativos que estão em nossas vidas há anos estão só esperando a oportunidade para retornar. Não falhe mais de 1 dia.
Se isso te assustou, ótimo… É para assustar. Os golpes não vão parar de vir, e as falhas só vão acumular. Não deixe que elas se transformem em desculpas para você ficar no chão.
Você está disposto a suportar os golpes? Ou vai começar a apontar dedos e procurar culpados?
Você tem a força de continuar caindo e se levantar sempre? É disso que os grandes campeões são feitos.
Como Michael Jordan coloca muito bem:
“Falhei mais de 9.000 arremessos na minha carreira. Perdi quase 300 jogos. Vinte e seis vezes confiaram em mim o arremesso vencedor do jogo e falhei. Falhei infinitas vezes na minha vida. E é por isso que tenho sucesso.”
Se inscreva agora gratuitamente com seu Email.