#057 - O calendário das conquistas

Enviador por Lucca Moreira | 29 de Outubro de 2024

A Tuesday Reflections está no Spotify. Para escutar é só  clicar aqui.

O calendário das conquistas

Tempo de Leitura: 7 minutos

O que vamos explorar hoje?

  • Os aprendizados de uma manhã difícil;

  • Refletir sobre o calendário de conquistas;

  • Como lidar com um calendário zerado.

Uma manhã difícil…

Depois de cerca de 5 meses, acordei em uma segunda-feira ansioso e inquieto, sem nenhuma animação para o dia e tentando encontrar formas para ele passar mais rápido ou, pelo menos, que eu fizesse o mínimo esforço possível.

Por que estou assim? Porque, pela primeira vez neste ano, revivi antigos hábitos passados em um fim de semana. No sábado à noite, fui a uma festa, bebi, dormi tarde e mal.

E, por mais que, no momento em que estou escrevendo este texto, eu esteja com a cabeça ruim, foi bom ter clareza, mais do que nunca, do porquê decidi deixar tudo isso para trás.

É o “fácil agora, difícil depois” em sua forma mais visceral, porque sentimos os efeitos negativos muito rapidamente. Depois de um dia, já senti todos os efeitos negativos de buscar a máxima curtição no sábado…

A ressaca física, a noite mal dormida, o acúmulo de trabalho para segunda-feira que deveria ter sido feito no domingo, a preguiça…

Acordei na segunda de manhã sem vontade de fazer nada, já encontrando desculpas para não malhar ou cumprir outras tarefas importantes do dia. Parecia bobo no sábado tomar a decisão, abrir essa exceção – até eu acordar no domingo.

O calendário dos hábitos

Quando estamos nesse processo de mudança profunda, os pequenos atos como esse são os que mais pesam, porque eles afetam grande parte do progresso feito.

Essa decisão zerou, no meu inconsciente, o calendário de “dias sem beber”, de “dias dormindo bem”, de “fazer o que precisa ser feito”, fazendo com que os gatilhos de hábitos negativos ressurgissem com força total.

E não quero parecer radical, prometo que não é minha intenção. Falo isso porque estou sentindo esse sentimento enquanto escrevo para você. Minha mente, no momento, está jogando contra meus objetivos, tentando fugir das responsabilidades. Tudo porque eu tomei essa decisão “inofensiva”.

Compreendi a importância de não zerar o calendário, de acumular dias bons, e o porquê pessoas que lidam com vícios precisam viver sem exceção.

Vícios sérios são mais mental que qualquer outra coisa, e eles precisam desse acúmulo de dias como uma espécie de prova, uma amostra da força e energia dele.

E é por isso que um dia de recaída pode levar a pessoa de volta ao fundo do poço.

É muito mais fácil e simples continuar evitando os gatilhos de um hábito negativo se você já está acumulando provas por um ano da sua resiliência.

A partir do momento em que esse calendário zera, a maior força da sua mente – o acúmulo de conquistas – desaparece. A tentação de reintroduzir esse hábito negativo na semana seguinte se torna infinitamente mais forte.

Você acabou de falhar, então qual o problema de começar a se organizar depois? Ou melhor, qual o problema de fazer só mais um dia?

É loucura pensar que algo tão bobo pode gerar consequências tão pesadas, mas reflita comigo sobre isso em sua vida…

Quando foi a última vez que você zerou seu calendário e se viu voltando a algo que tinha decidido deixar para trás?

Tenho certeza de que você encontrará diversos exemplos, e não é à toa que é tão difícil assim mudar.

As mudanças são construídas

Essas mudanças do dia a dia, que são as mais importantes de nossas vidas, são construídas, não tomadas. Elas são conquistadas não no dia 1 da decisão, mas no dia 60, 180, 360…

O problema é que, como pessoas, vamos nos encontrar zerando nossos calendários de conquistas diversas vezes ao longo da vida. Vamos recair e errar mais vezes do que gostaríamos, e…

Para resistirmos à vontade de não voltar com os hábitos, precisamos garantir que outros calendários continuem sempre somando.

Sim, zerei meu calendário de não beber. Sim, zerei meu calendário de trabalhar no domingo. Mas somei mais um dia no calendário de acordar às 6 da manhã, somei a maior distância de corrida no sábado, e vou somar mais um dia na academia.

Enquanto esses calendários estiverem somando, por mais que agora eu queira continuar com hábitos negativos que estão em sua total força de persuasão, sei que conseguirei lutar e reiniciar a contagem.

Nossa vida inteira se resume a acumular provas suficientes para conquistar o que desejamos, a felicidade, nossa melhor vida.

Uma pequena recaída pode sim atrapalhar anos de conquistas… Mas não precisa! Contanto que continuemos a somar em nossos calendários, conseguiremos retornar ao caminho certo.

Como lidar com o calendário zerado

Acordar hoje às 6 foi 10x mais difícil, mas aqui estou, somando mais um dia e garantindo mais provas de que vou conseguir sair dessa péssima sensação que tive ao acordar hoje.

Comecei a escrever este texto querendo gastar o mínimo de energia possível, pensando no porquê de eu ter me colocado essa obrigação de escrever.

Estou finalizando-o menos ansioso, satisfeito por ter cumprido essa missão, e com a esperança de que, através da minha sinceridade, você que falhou nesses últimos dias com algum compromisso encontre as forças para recomeçar a contagem.

Acabando de escrever, vou fazer um treino pesado de pernas e somar mais um hábito. É assim que devemos encarar nossas vidas, sempre…

Uma falha é apenas mais um obstáculo que você precisa para mostrar a si mesmo sua resiliência, sua verdadeira força.

O mais difícil é o primeiro dia. Depois dele você já consegue se apoiar no dia 1 para seguir em frente no segundo, e assim por diante.

Enquanto estivermos somando positividade, será mais difícil um hábito negativo tomar conta novamente. O importante é reconhecer que ele vai tentar,  não é atoa que se tornou um hábito em primeiro lugar, e não deixar que as desculpas ganhem.

Além disso, entender que o primeiro dia será ruim, que será infinitamente mais difícil superá-lo, e que você provavelmente não vai conseguir cumprir com tudo que havia se proposto a fazer…

Não importa, some o máximo que conseguir. Esse é o caminho mais validado para combater a sensação ruim e reiniciar o processo.

Se inscreva agora gratuitamente com seu Email.

Form with Style
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
De 1 a 5, qual nota você daria para a qualidade desse conteúdo?