Enviado por Lucca Moreira | 18 de abril de 2024
Tempo de Leitura: 3 minutos
“O melhor remédio para a raiva é a espera.”
– Séneca
Abraham Lincoln desenvolveu um hábito incrível de pausar suas emoções antes de agir. Quando irritado com alguém, ele escrevia uma carta desabafando intensamente. Xingava, criticava e expressava tudo o que, muitas vezes, desejamos dizer em momentos de raiva.
Após escrever, ele guardava a carta em seu armário e nunca mais tirava. Esse método lhe permitia descarregar as emoções e agir racionalmente, sem deixar que a raiva ou sentimentos negativos influenciassem suas decisões.
Quantas vezes você agiu impulsivamente e acabou não resolvendo nada? Vamos permitir que as emoções se acalmem; elas sempre passam.
“Assim que levanta de manhã, diga a si mesmo: vou me deparar com ingratos, egoístas, mentirosos, ciumentos e bisbilhoteiros. Todos eles sofrem dessas aflições porque não conhecem a diferença entre o bem e o mal. Compreendi a beleza do bem e a vileza do mal, e sei que esses malfeitores são como eu […] e que nenhum deles pode me fazer mal ou me envolver com o que é vil – tampouco posso me zangar com meus semelhantes ou odiá-los. Pois somos feitos para a cooperação.”
– Marco Aurélio, Meditações
Marco Aurélio, um dos grandes estoicos da história, captura perfeitamente a ideia de controle nesta citação.
O que realmente controlamos na vida? Nossas ações, emoções e pensamentos. O comportamento alheio, por outro lado, está completamente fora do nosso alcance.
Portanto, concentremo-nos em como reagimos ao incontrolável. Quantas vezes nos desculpamos dizendo: “Eu agi assim porque fulano provocou”. Isso é permitir que outra pessoa atinja o nosso bem mais valioso: nossa mente.
O motivo pelo qual as pessoas agem como agem é problema delas; como nós reagimos é nossa responsabilidade. Não deixemos os problemas alheios tornarem-se desculpas para nossas próprias falhas.
“Se torne espectador das emoções negativas da sua vida, não o proprietário dessas emoções. A raiva como qualquer outra emoção, é passageira. A meditação é o caminho mais simples para entender como deixá-la passar.“
– Lucca Moreira
Onde está passando: Prime Video
Este filme, baseado na história real do boxeador Micky Ward, exemplifica o controle do que está ao nosso alcance e a aceitação do que é incontrolável externamente.
Micky tem sua chance de competir no nível mais alto do boxe mundial, por outro lado, toda a sua vida está um caos. Seu irmão mais velho, que também já foi um grande lutador (Christian Bale) é viciado em crack, sua família e nova namorada brigam constantemente e seu gerente é a sua mãe, uma pessoa zero profissional.
Mesmo diante desse caos, a resiliência mental de Micky em relação ao seu objetivo de vida é inspiradora.
O filme é sério, engraçado e emocionante em todas as suas etapas. Acompanhamos também como segunda história a batalha de redenção de seu irmão viciado para se tornar alguém cujo Micky possa confiar e ter no seu “corner” na grande luta.
Dois Oscars ganhos por Christian Bale e Melissa Leo, assim como Oscar de melhor filme em 2011. A dedicação de Bale à sua arte é particularmente notável, ele perdeu mais de 20kg para fazer o papel. Genial!
Até a próxima,
Lucca Moreira,
Co-Founder Insight Espresso
Se inscreva agora gratuitamente com seu Email.